Com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, o fluxo de informações tem aumentado constantemente dentro das grandes e pequenas empresas. Essas informações tendem a ser o patrimônio mais valioso das organizações e para lidar da melhor maneira com elas, a tecnologia da informação é a ferramenta principal a ser utilizada.
A cada dia precisam cada vez mais de softwares, computadores, sistemas de telefonia, links de internet, acesso remoto a arquivos e aplicativos, entre outros recursos. Empresas que não adotam a tecnologia para o seu próprio desenvolvimento, estão condenadas a serem engolidas por ela.
Para que uma empresa possa adotar o uso de tecnologias que ajudem no desenvolvimento dos negócios bem como suportar as complexidades de implementação e administração da mesma, ela precisa estar respaldada por um especialista da área de T.I. para que assim a empresa fique livre de problemas como:
- Indisponibilidade de servidores, sistemas, computadores e demais dispositivos da operação;
- Uso indevido de software (pirataria);
- Vulnerabilidades na rede de computadores;
- Vazamento e roubo de informações.
O suporte técnico em T.I. é o responsável por prestar assistência aos seus clientes, trabalhando na implementação de soluções, resolução de problemas e suporte aos usuários. A equipe de suporte tem a função de ajudar o trabalho a fluir da melhor forma no ambiente, sendo indispensável para que a empresa funcione de forma segura e estável.
Pontos positivos do suporte técnico em TI nas empresas:
Suporte rápido:
Com uma equipe a postos, a empresa terá uma solução rápida para o problema que vier a enfrentar, não precisando recorrer a técnicos ocasionais que não conhecem a infraestrutura da empresa e não possuem um prazo de atendimento pré-definido.
Ganho de produtividade:
Com um departamento de suporte técnico em TI auxiliando a empresa, ela tende a ter menos problemas e quando tem são resolvidos rapidamente. Isso trás o benefício da agilidade e ganho de produtividade já que os colaboradores não ficarão ociosos por muito tempo e poderão retomar o trabalho em um curto espaço de tempo.
Importância do suporte técnico em TI nos diferentes portes de empresas:
Sabemos que na maioria dos casos, independente do porte da empresa, os possíveis problemas causados pela ausência de um especialista de suporte em TI custam muito mais de que contratar este departamento.
Pequenas Empresas:
Empreendedores que acabaram de iniciar seus negócios ou que já estão há um tempo no mercado, mas que se deparam com a necessidade ou algum problema relacionado a tecnologia geralmente não possuem o conhecimento técnico para fazer o planejamento de TI. Por este motivo é necessário que um especialista preste suporte desde os primeiros meses, pois assim a tecnologia torna-se um diferencial competitivo na empresa, ajudando na escala do negócio e reduzindo custos.
Empresas de Médio Porte:
Empresas que já estão maduras no mercado e já passaram por diversas experiências, possivelmente já contrataram suporte "freelancer" ou até mesmo já experimentaram manter um departamento próprio, o que gera muitos custos e dores de cabeça para ser administrado. Nestes casos, a melhor opção é contratar um fornecedor de suporte em informática capaz de atender completamente as necessidades de TI da empresa, seja com técnico alocado na empresa, ou com suporte remoto intercalando com visitas pré-agendadas, garantindo assim que a área seja administrada de forma profissional.
Empresas de Grande Porte:
Geralmente, empresas de grande porte possuem um departamento de TI próprio, que está dedicado a parte estratégica da empresa, diretamente ligada ao negócio. A terceirização do suporte em informática nessa situação trás a vantagem de manter essa equipe focada na estratégia e deixe as tarefas mais operacionais com os especialistas de suporte terceirizados.
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